No Explore, equipes de alunos de 6 a 10 anos se concentram nos fundamentos da engenharia enquanto exploram problemas do mundo real, aprendem a projetar e codificar e criam soluções exclusivas feitas com peças LEGO e alimentadas por LEGO® Education SPIKE ™ Essential ou LEGO Educação WeDo 2.0.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
“FIRST® LEGO® League Explore traz ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) para crianças, do 2º ao 4º ano por meio de um aprendizado prático e divertido. Os participantes do FIRST LEGO League Explore ganham experiências de resolução de problemas do mundo real por meio de um programa global de robótica guiado, ajudando os alunos e professores de hoje a construir um futuro melhor juntos.”
- Kaitlin Ilnitzki, Diretora Assistente, VA+DC FIRST® LEGO® League
O Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os temas são diferentes a cada temporada - em 2020, por exemplo, eles foram desafiados a repensarem espaços para exercícios, competições e brincadeiras.
Os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.
Para participar, os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos. O SESI recomenda o número mínimo de quatro competidores por equipe.
A categoria Challenge da FIRST LEGO League é operacionalizada, no Brasil, pelo SESI, desde a temporada 2012-2013 Senior Solutions. O programa tem ainda outras duas categorias, que são operacionalizadas, no Brasil, pela Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação: Discover (3 a 6 anos) e Explore (6 a 10 anos).
O desafio da temporada 2022/2023, SUPER POWERED, será divulgado oficialmente no Brasil em setembro.
Após o lançamento, as equipes já podem começar a se preparar para os desafios e participar dos torneios regionais de Robótica.